Effects of meteorological variables over water solar dessalinization in the coastal region of Alagoas. / Efeito das variáveis meteorológicas na dessalinização solar de água na região litorânea de Alagoas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Apesar de o Brasil possuir 11,6% de toda água doce do mundo, esta água está mal distribuída, pois apenas 3% desse total estão disponíveis para uma população de 52 milhões de habitantes. Ainda, as variações climáticas que essa região enfrenta ao longo de cada ano é uma das causas responsáveis pela falta de água para o consumo humano. Em busca de soluções, as águas subterrâneas vêm sendo mais exploradas pelo homem, todavia, as águas comumente encontradas são impróprias para o consumo devido aos seus altos índices de sais dissolvidos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência dos parâmetros meteorológicos, da estação do ano, da lâmina de água e da salinidade sobre a produtividade de água e eficiência no processo de dessalinização solar. O experimento foi realizado no período entre junho de 2007 e março de 2008 utilizando dois dessalizadores, um com água pura e outro com água salobra, com salinidade variando entre 800 e de 1600 mg L-1, sendo feita análise dos efeitos das variáveis meteorológicas, salinidade e lâmina de água com base na média horária e diária do período de 09 a 15 de janeiro de 2008. Além disso, foi feito um comparativo entre inverno e verão e, também, análise estatística dos resultados. Foi desenvolvido um parâmetro que permite simular com precisão satisfatória o potencial de produtividade de água potável para as condições climáticas desejada. No inverno, independentemente da salinidade, os resultados mostram que a técnica não é viável no nordeste brasileiro, sendo produzido apenas 0,9 L m-2. Já para as condições de verão a técnica se mostrou viável para ambas as salinidades, contudo, o experimento com menor salinidade obteve um rendimento relativo 23% superior ao de maior salinidade, registrando uma produção diária de 2,7 L m-2 contra 2,2 L m-2 evidenciando uma forte relação inversa entre salinidade e rendimento de condensado. A precipitação, desde que de baixa intensidade, não é prejudicial. As melhores condições para dessalinização solar são atingidas quando se registra temperatura média diária da água salobra em torno de 40C, radiação solar global acumulada acima de 18 MJ m-2 dia-1 e vento com velocidade acima de 6 m s-1. A lâmina de água também mostrou possuir uma relação inversa a produtividade devendo, dentro do possível, se operar com baixas lâminas de solução no interior do equipamento.

ASSUNTO(S)

semi-árido Água salobra clima radiação solar global Água potável global solar radiation salt water meteorologia climate potable water semi arid

Documentos Relacionados