Entre espelhos e máscaras: o jogo da representação em As horas nuas / Between mirrors and masks: the game of representation in As horas nuas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho busca investigar o jogo de representação no romance As Horas Nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por ela outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu próprio repertório e descortinam a encenação de uma história de sujeição da mulher, suas tentativas de emancipação e a difícil arte de harmonizar a convivência nas esferas pública e privada. A divisão da perspectiva narrativa com um gato dotado de pensamento crítico e com uma onisciência seletiva que apresenta a intimidade da analista da atriz corrobora tanto a relação da protagonista envelhecida com os membros de sua intimidade, quanto desvenda a condição plural das mulheres no Brasil da década de 80. Propomos que os mecanismos de mediação escolhidos por Telles, especialmente o uso da intertextualidade com o teatro e a representação do processo de elaboração do pretenso livro de memórias de Rosa revelam sua experiência social como mãe, esposa, amante, filha, patroa, paciente, e também o diálogo da escritora com o próprio fazer literário. Na tessitura narrativa de As Horas Nuas, com seus limites movediços entre invenção e memória, lembrança e esquecimento, configurados na dialética de expor e ocultar, delineiam-se, entre espelhos e máscaras, as transformações sociais ocorridas com a mulher e com a instituição familiar no país durante quase meio século.

ASSUNTO(S)

criação literária literary production memória memory mulher representação representation teatro theatre woman

Documentos Relacionados