ESTABELECIMENTO E DESENVOLVIMENTO IN VITRO DE Eugenia involucrata DC.: INFLUÊNCIA DO TIPO DE EXPLANTE E DO MEIO NUTRITIVO
AUTOR(ES)
Golle, Diego Pascoal, Reiniger, Lia Rejane Silveira, Curti, Aline Ritter, Benítez León, Enrique Astério
FONTE
Ciênc. Florest.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-03
RESUMO
RESUMO Apresentando diversas características de interesse nos setores da silvicultura, fruticultura, meio ambiente e medicinal, Eugenia involucrata DC. (Myrtaceae) é uma espécie florestal nativa de vários Estados brasileiros. Considerada a dificuldade da propagação por sementes, que são recalcitrantes, perdendo rapidamente sua viabilidade após a colheita, este trabalho objetivou avaliar a influência do uso de segmentos apicais e nodais cultivados em diferentes meios nutritivos no estabelecimento e no desenvolvimento in vitro desta espécie. Segmentos apicais e nodais coletados em plantas de três anos de idade, mantidas em casa de vegetação, foram inoculados nos meios nutritivos MS, 1/2 MS e WPM. Em um primeiro momento, adicionaram-se aos meios de cultura 1 µM de ANA e 5 µM de TDZ e, após, os explantes foram transferidos para frascos contendo os respectivos meios nutritivos frescos, na ausência de reguladores de crescimento, mas com o acréscimo de 1 g L-1 de carvão ativado, sendo cultivados por 30 dias adicionais. Os meios 1/2 MS e WPM são adequados para o estabelecimento e o desenvolvimento in vitro a partir do cultivo de segmentos nodais, enquanto que, com segmentos apicais, é apropriado o meio 1/2 MS. O meio 1/2 MS possibilitou os melhores índices de enraizamento nos explantes, juntamente com o meio WPM. O estabelecimento e o enraizamento in vitro foram promovidos pelo cultivo de segmentos apicais e nodais de Eugenia involucrata DC. Os meios nutritivos 1/2 MS e WPM são apropriados para o cultivo in vitro de segmentos nodais de E. involucrata, recomendando-se o meio 1/2 MS pela economia e praticidade. Para segmentos apicais, o uso do meio de cultura 1/2 MS é mais adequado que o dos meios MS e WPM.
ASSUNTO(S)
segmento apical segmento nodal meio de cultura ms meio de cultura 1/2 ms meio de cultura wpm
Documentos Relacionados
- Germinação in vitro e armazenamento do pólen de Eugenia involucrata DC (Myrtaceae)
- ESTABELECIMENTO, MULTIPLICAÇÃO, CALOGÊNESE, ORGANOGÊNESE IN VITRO E ANÁLISE DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM ACESSOS DE Eugenia involucrata DC.
- Meio de cultura e tipo de explante no estabelecimento in vitro de espécies de maracujazeiro
- ASPECTOS AUTOECOLÓGICOS E SILVICULTURAIS DE Eugenia involucrata DC.
- COMBINAÇÕES DE ANA E TDZ NA MULTIPLICAÇÃO In Vitro DE Eugenia involucrata DC