Estudo do efeito da qualidade dos pinos sobre os indicadores perda de voltagem anÃdica e distribuiÃÃo de corrente em cubas SÃderberg.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

Um experimento foi conduzido na fÃbrica da Alcoa AlumÃnio S.A., em PoÃos de Caldas - MG, para estudar o efeito da qualidade dos pinos anÃdicos e do tempo nos indicadores Perda de Voltagem AnÃdica e DistribuiÃÃo de Corrente em cubas SÃderberg. Utilizando a tÃcnica de AnÃlise de VariÃncia para mediÃÃes repetidas foi possÃvel mostrar que cubas com pinos novos (cubas experiÃncia) obtiveram uma reduÃÃo estatisticamente significativa de 9,7% nos valores mÃdios de Perda AnÃdica e uma melhoria de 12,6% na DistribuiÃÃo de Corrente. O estudo mostrou que o fator tempo, em decorrÃncia do processo de corrosÃo dos pinos, foi significativo na explicaÃÃo da variaÃÃo dos valores de Perda AnÃdica. Avaliando a expressÃo do coeficiente de variaÃÃo, o estudo apresenta a tese de que a DistribuiÃÃo de Corrente de uma cuba depende muito mais da variÃncia da idade operacional dos pinos (estado de conservaÃÃo) do que da sua vida Ãtil. No propÃsito de evidenciar o comportamento dos dados ao longo do experimento, modelos de regressÃo, com limites naturais ou tecnolÃgicos de crescimento, foram comparados segundo a natureza e forma da curva, se curvas "S" ou nÃo.

ASSUNTO(S)

administraÃÃo de produÃÃo anÃlise estatÃstica processos industriais anÃlise de variÃncia controle de qualidade estatÃstico matemÃtica estatÃstica manufaturas

Documentos Relacionados