Fisicidade e imaginação : a construção do corpo-mente organico do ator
AUTOR(ES)
Daniela Varotto
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Considerando o trabalho do ator como um caminho individual a ser percorrido, o que se propõe neste estudo é a investigação de como construir o corpo-mente orgânico. A partir da relação investigada entre as Danças Tradicionais Gaúchas e o trabalho proposto por Mikhail Tchecov ao ator, foram detectados dois princípios-chave considerados fundamentais para essa construção: a Fisicidade e a Imaginação. Realizou-se, então, um processo criativo no qual se estabeleceram procedimentos técnicos para desenvolver tais princípios. Com base neste processo foi criado um exercício cênico, o qual apresentava como pretexto para a sua criação determinados movimentos das danças e a lenda gaúcha "O Sacristão e a Teiniaguá"
ASSUNTO(S)
dance imaginação rio grande do sul theather corpo e mente dança - rio grande do sul teatro atores body and mind imagination actors
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000372963Documentos Relacionados
- Normatividade vital e dualidade corpo-mente
- O paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educação
- As críticas de Henri Bergson e de Maurice Merleau-Ponty aos enfoques materialistas do problema corpo-mente
- Relação fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de caso
- A episteme de cisão corpo/mente: as práxis da educação física como foco de análise.