Hemoglobinopatias em recém-nascidos na região sul do Triângulo Mineiro, Brasil. Estudo transversal
AUTOR(ES)
Carlos, Aline Menezes, Souza, Renata Andréia Volpe, Souza, Bruna Maria Bereta de, Pereira, Gilberto de Araujo, Tostes Júnior, Sebastião, Martins, Paulo Roberto Juliano, Moraes-Souza, Helio
FONTE
Sao Paulo Med. J.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-10
RESUMO
RESUMO CONTEXTO E OBJETIVO: As hemoglobinopatias estão entre as alterações genéticas mais comuns e mundialmente difundidas, variando conforme a composição étnica e/ou geográfica. Nosso objetivo foi verificar a incidência de hemoglobinopatias por métodos de triagem laboratorial e sua associação com a etnia em 1.004 recém-nascidos. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal; realizado em um hospital público de referência do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. MÉTODOS: Avaliação qualitativa das hemoglobinas foi realizada por eletroforese em acetato de celulose: em pH alcalino para identificação do perfil hemoglobínico, em pH ácido para diferenciação das Hb S da Hb D e Hb C da Hb E, e outras que migrem em posições semelhantes em pH alcalino e em pH neutro para detecção de Hb Bart's, identificada na talassemia alfa (α-thal); e avaliação quantitativa das hemoglobinas pelo método de eluição após eletroforese. RESULTADOS: Houve predomínio da α-thal, com 105 (10,46%) casos, seguida da Hb S, com 61 casos (6,08% - 46 Hb AS, 2 Hb SS e 13 Hb S/α-thal), 9 casos (0,9%) de Hb AC e 6 (0,6%) sugestivos de beta-talassemia (β-thal). A incidência de hemoglobinopatias foi significantemente maior em afrodescendentes. CONCLUSÕES: Esses achados reforçam a importância do Programa Nacional de Triagem Neonatal para o diagnóstico das síndromes falciformes e hemoglobinopatias C, D, E e β-thal e robustecem os dados da literatura sobre a necessidade da pesquisa da α-thal em sangue de cordão (não identificada pelo Programa Nacional) e em pacientes com anemia microcítica não responsivos à ferroterapia.
ASSUNTO(S)
sangue fetal hemoglobinopatias triagem neonatal talassemia anemia hemolítica
Documentos Relacionados
- Hemoglobinopatias em recém-nascidos de Salvador, Bahia, Nordeste do Brasil
- Frequência de portadores de hemoglobinopatias em puérperas e seus recém-nascidos
- DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ROTAVÍRUS DO GRUPO A ASSOCIADOS À DIARRÉIA INFANTIL NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MG, BRASIL.
- Diagnóstico de hemoglobinopatias em recém-nascidos do Hospital de Base de São José do Rio Preto-SP
- Estudo antropométrico do crânio de recém-nascidos normais em Sergipe