Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)
AUTOR(ES)
Roberta Ribeiro Prestes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/08/2011
RESUMO
O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto político e cultural do período militar serve para compreendermos o meio em que a obra foi produzida. Em seguida, foi retomada a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e sua importância na formação do imaginário da identidade brasileira a partir do século XIX. Em terceiro lugar, analisaram-se as citações, presentes na obra do artista, referentes a momentos importantes da cultura do país. Por fim, buscou-se refletir a cerca da identidade nacional, sua construção e sua formação a partir das vinte e seis obras da série, levando em consideração questões como carnavalização, paródia, ironia, nacionalismo e imagem. Autores como Bakhtin, Stuart Hall, Benedict Anderson, Antony Smith, Didi-Huberman e Debray serviram como aporte teórico do trabalho.
ASSUNTO(S)
brasil - histÓriai dentidade nacional - brasil caminha, pÊro vaz de - crÍtica e interpretaÇÃo rodrigues, glauco - crÍtica e interpretaÇÃo historia
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3710Documentos Relacionados
- Psicanálise e marxismo: a fratura da Associação Psicanalítica Argentina (1971)
- Estratégias de estudo utilizadas por dois violinistas na preparação para a execução musical da Elegy (1971) de Alan Rawsthorne
- Um procedimento para medir o estabelecimento de controle de estímulos em uma discriminação simples, baseado em Touchette (1971)
- Um procedimento para medir o estabelecimento de controle de estímulos em uma discriminação simples, baseado em Touchette (1971)
- Um procedimento para medir o estabelecimento de controle de estímulos em uma discriminação simples, baseado em Touchette (1971)