Influência da idade da fêmea na performance reprodutiva e longevidade de Argyrotaenia sphaleropa (Lepidoptera, Tortricidae) / Female age effect on reproductive performance and longevity of Argyrotaenia sphaleropa (Lepidoptera, Tortricidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Argyrotaenia sphaleropa (Meyrick, 1909) é uma praga generalista de fruteiras na América do Sul. A influência da idade da fêmea na performance reprodutiva e longevidade foi investigada sob condições laboratoriais. Fêmeas virgens com 1, 3, 5 e 8 dias de idade foram pareadas com machos virgens com idade entre 0 e 3 dias. Longevidade, sucesso no acasalamento, padrão de oviposição, fecundidade e fertilidade, foram avaliados diariamente. O retardo na cópula não influenciou o período de oviposição e longevidade, entretanto, afetou o período de pré-oviposição, sucesso no acasalamento, fecundidade e fertilidade. A percentagem de acasalamento foi 25% inferior em fêmeas de 8 dias de idade, comparadas às fêmeas pareadas com 1 dia após a emergência. A maior fecundidade foi observada nas fêmeas de 1 dia de idade. Fêmeas pareadas com 3, 5 e 8 dias, apresentaram redução na fertilidade de 57, 82 e 99%, respectivamente. As implicações destes resultados em relação às estratégias de controle de A. sphaleropa, são discutidas.

ASSUNTO(S)

arvore frutifera mating delay, fertility praga de planta : lagarta : reproducao animal fertility reproductive behavior lagarta argyrotaenia sphaleropa tortricidae

Documentos Relacionados