Instituições de longa permanência para idosos: aspectos físico-estruturais e organizacionais
AUTOR(ES)
Alves, Manuela Bastos, Menezes, Maria do Rosário de, Felzemburg, Ridalva Dias Martins, Silva, Valdenir Almeida da, Amaral, Juliana Bezerra do
FONTE
Esc. Anna Nery
DATA DE PUBLICAÇÃO
17/08/2017
RESUMO
Resumo Objetivo: Caracterizar Instituições de Longa Permanência para Idosos quanto aos aspectos físico-estruturais e organizacionais. Método: Pesquisa descritiva, transversal, quantitativa, realizada em quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos de Salvador - Bahia, Brasil, entre setembro e novembro de 2013. Os dados foram coletados entre os responsáveis técnicos das instituições através de um questionário baseado nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: Evidencia-se um atendimento parcial à regulamentação vigente tanto nos aspectos físico-estruturais quanto organizacionais. Os idosos são expostos a um ambiente, por vezes, insalubre e a fatores de riscos para agravos à saúde. Conclusão e implicações para a prática: Há necessidade de ajustes nas instituições para o atendimento à legislação vigente. Defende-se a importância de uma equipe multiprofissional para o cuidado integral às pessoas idosas institucionalizadas, com ênfase no papel da enfermagem para a qualificação das instituições e valorização dos idosos.
ASSUNTO(S)
idoso instituição de longa permanência para idosos saúde do idoso estrutura dos serviços
Documentos Relacionados
- Queda nas Instituições de Longa Permanência para Idosos: validação de protocolo
- Pesquisa em instituições de longa permanência para idosos: contribuições necessárias e possíveis
- EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: ESTUDO RETROSPECTIVO
- Instituições de longa permanência para idosos: um estudo sobre a necessidade de vagas
- Demandas assistenciais e gerenciais das instituições de longa permanência para idosos: uma revisão integrativa (2004-2014)