INTER/LOC/AÇÃO: A concepção da obra e suas dependências espaciais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação desenvolve uma reflexão sobre a concepção da obra artística e suas dependências espaciais. Procuro refletir sobre as dimensões sensível, fenomenológica e expositiva da obra de arte, a partir da discussão de determinados trabalhos plásticos e cênicos realizados em Belo Horizonte entre 2002 e 2007. Recorro a conceitos e questões do teatro e das artes plásticas para analisar a intersecção dos dois campos. Repenso a instalação e o site para fundamentar a experiência como uma troca entre instâncias ou um encontro capaz de criar novas localidades e noções de realidades no cruzamento entre arte e vida. Os trabalhos são criados em relação e a partir de elementos do cotidiano. Mas como criar uma noção do real que re-estabelece o prazer das coisas comuns? A proposta é o deslocamento do espaço estético para a experiência cotidiana e a busca de encontros entre colegas de trabalho, relações com lugares do entorno e ações que permitem processos de sociabilidade fora e dentro do espaço institucional da galeria. Com o intuito de articular uma interlocução entre as práticas teatrais e visuais desenvolvo procedimentos de conscientização, apropriação e deslocamentos de lugares e objetos existentes para pesquisar a relação de objetos, lugares e pessoas dentro da perspectiva da vivência estética e da ação artística.

ASSUNTO(S)

percepção visual na arte teses espaço (arte) teses. criação (literária, artística, etc.) teses. artes plásticas e teatro teses. teses eba.

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