Jornal das MoÃas: leitura, civilidade e educaÃÃo femininas (1932-1945). / Jornal das MoÃas: reading, civility and female education (1932-1945)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/04/2008

RESUMO

Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso.

ASSUNTO(S)

historia da educacao leitura civilidade revista feminina educaÃÃo discurso da civilidade reading civility female magazine education discourse of civility periÃdicos para mulheres - 1932-1945 anÃlise do discurso mulheres - livros e leitura - brasil - 1932-1945 mulheres - brasil - conduta - 1932-1945 mulheres - educaÃÃo - brasil - 1932-1945 jornal das moÃas(revista)

Documentos Relacionados