Leptophlebiidae (Insecta: Ephemeroptera) do Estado da Bahia, Brasil
AUTOR(ES)
Costa, Sabrina Santos, Souza, Francine Novais, Nogueira, Maria Adonay Melo, Santos, Edineusa Pereira dos, Sousa, Michelle Maria Lima de, Silva, Vinicius de Assis, Almeida, Everlin, Mariano, Rodolfo
FONTE
Biota Neotrop.
DATA DE PUBLICAÇÃO
05/04/2018
RESUMO
Resumo Leptophlebiidae é a família com maior diversidade de espécies e com maior distribuição no Hemisfério Sul. Existem 95 espécies de Leptophlebiidae registradas no Brasil, mas no estado da Bahia existem apenas 21 espécies. Uma lista e os novos registros de Leptophlebiidae (Ephemeroptera) são apresentados ao Estado da Bahia. Um total de 16 gêneros e 40 espécies de Leptophlebiidae foram identificadas neste trabalho. As espécies Fittkaulus cururuensis, Hylister obliquus, Miroculis (atroari) duckensis e Miroculis (Ommaethus) froehlichi são relatadas pela primeira vez no Estado da Bahia, aumentando o número de espécies de Leptophlebiidae de 21 para 25. Agora, a Bahia é um dos estados com o maior número de registros de espécies de Leptophlebiidae, atrás apenas do estado do Espírito Santo com 26 espécies desta família.
ASSUNTO(S)
neotropical nordeste check list
Documentos Relacionados
- Ephemerelloidea (Insecta: Ephemeroptera) do Brasil
- Efeito de fatores ambientais sobre Leptophlebiidae (Insecta: Ephemeroptera) em córregos de cerrado, Brasil
- As brânquias dos gêneros de Leptophlebiidae (Insecta: Ephemeroptera) ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro
- Leptophlebiidae ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: hábitats, meso-hábitats e hábitos das ninfas (Insecta: Ephemeroptera)
- Chave para os gêneros de Ephemerelloidea (Insecta: Ephemeroptera) do Brasil