Língua e cultura do norte de Minas: a toponímia do município de Montes Claros
AUTOR(ES)
Monica Emmanuelle Ferreira de Carvalho
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
16/04/2010
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo dos topônimos do município de Montes Claros, situado no norte de Minas Gerais, região que mantém importância histórica por sua localização estratégica durante o período de desbravamento do sertão mineiro nos séculos XVIII e XIX. A toponímia, além de evidenciar marcas da história social (formação étnica, processos migratórios, sistema de povoamento de uma região administrativa), perpetua características do ambiente físico (vegetação, hidrografia, geomorfologia, fauna, etc.) de uma região. O estudo discute, assim, a relação entre língua, cultura e sociedade, resgatando a memória refletida nas motivações toponímicas levantadas. O referencial teórico-metodológico está embasado nos conceitos de Dauzat (1926) e Dick (1990a, 1990b e 2004); e nos conceitos sobre ambiente, segundo Sapir (1969). Sob a luz da sociolinguística, segundo o modelo laboviano, parte-se do presente e volta-se ao passado. Primeiramente, observaram-se dados de língua falada coletados em entrevistas orais, em seguida, consultaram-se mapas e outros documentos antigos para coletar dados da língua escrita e, finalmente, foram cotejados presente e passado, objetivando observar casos de variação, mudança ou retenção linguísticas. Os resultados obtidos por meio da pesquisa mostram a predominância dos nomes de natureza física, dentre eles os nomes de plantas, destacando-se, desse modo, a influência do ambiente físico na geração dos designativos. A pesquisa também revela um índice pouco significativo de casos de variação e mudança linguísticas, mostrando que a toponímia na região é bastante conservadora. Destaca-se, ainda, a importância da coleta de topônimos em entrevistas orais, o que expandiu consideravelmente os dados da região estudada.
ASSUNTO(S)
sociolingüística teses. lingua portuguesa lexicologia minas gerais, norte teses. língua portuguesa lexicologia montes claros (mg) teses. linguagem e cultura montes claros (mg) teses. toponímia minas gerais teses. lingüística teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEDVGDocumentos Relacionados
- Cidade média e região: o significado de Montes Claros no norte de Minas Gerais
- Cidade média e região: o significado de Montes Claros no norte de Minas Gerais
- A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no norte de Minas Gerais
- A cidade mÃdia e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no norte de Minas Gerais
- Mostra de teatro de Montes Claros: registro e reflexão sobre uma organização teatral na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.