LUZES E SOMBRAS NO LITORAL NORTE DA BAHIA: os efeitos territoriais, socioambientais e econômicos da implantacão das redes hoteleiras espanholas e portuguesas. / LIGHTS AND SHADOWS IN THE NORTHERN COAST OF BAHIA: the effects of territorial, social, environmental and economic implementation of the chains of Spanish and Portuguese.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/12/2011

RESUMO

Esta pesquisa analisa as repercussões socioespaciais, ambientais e econômicas decorrentes da implantação das redes hoteleiras espanholas e portuguesas no Litoral Norte da Bahia. Para tanto, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, as quais permitiram constatar que a produção e organização deste espaço são resultado da incidência e a interação de lógicas econômicas globais, aliadas a processos econômicos e políticos regionais e locais. Esses processos econômicos geraram espaços em diferentes estágios de desenvolvimento e territorialidades bem definidas como: territórios modernos e territórios atrasados, densificação, favelização, ilhas de riqueza versus pobreza. A inserção do Litoral Norte da Bahia ao circuito turístico-hoteleiro e imobiliário nacional e internacional foi protagonizada pelo governo estadual em articulação com grupos hoteleiros internacionais, em especial, as redes hoteleiras espanholas e portuguesas. Esse processo é caracterizado pela implantação de enclaves turísticos, megaresorts hoteleiros e condomínios residenciais que visam atender a demanda do mercado global, focando os seus países de origem. Encontra-se em curso nesta região um modelo de desenvolvimento urbano-regional complexo que se evidencia em uma macrourbanização: uma linear caracterizada pela tendência e formação de um contínuo urbano linear de caráter metropolitano ao longo da rodovia BA- 099, integrando os municípios de Salvador- Lauro de Freitas e Camaçari e pela macrourbanização dispersa; caracterizada pela formação de enclaves turísticos, espaços especializados focados no consumo vinculados ao lazer, ao turismo e a segunda-residência, que contam com modernas infraestruturas e serviços. Esses Complexos Turísticos Residenciais acompanham a primeira linha costeira, com casas e apartamentos vista mar construídos segundo um modelo fechado que oferecem segurança aos seus clientes e múltiplos serviços. Trata-se de espaços que se distinguem socialmente do contexto regional, devido ao predomínio de grupos de alta renda, nacionais e estrangeiros. A coexistência da macrourbanização linear e dispersa tende a aumentar os conflitos socioambientais, devido à privatização do acesso às praias, rios, lagoas e outros recursos naturais. A análise das entrevistas com os representantes das empresas hoteleiras permitiu identificar similaridades e diferenças no processo de expansão internacional e nas estratégias de ação das empresas.

ASSUNTO(S)

internacionalização diferenciação espacial complexo turístico-residencial segregação socioespacial conflitos geografia internationalization spatial differenciation touristic real state complex sociospatial segregation conflicts

Documentos Relacionados