Manguetown: a representaÃÃo do Recife (PE) na obra de Chico Science e outros poetas do Movimento Mangue ("A Cena Recifense dos Anos 90")
AUTOR(ES)
MoisÃs Monteiro de Melo Neto
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Esta dissertaÃÃo busca suscitar o interesse no aprofundamento de novas abordagens da poesia recifense que ofereÃam subsÃdios para estudos culturais e usa como eixo referencial uma sociedade onde os poetas foram atingidos diretamente pelo processo de globalizaÃÃo. Procura resgatar o que houve de literÃrio no Movimento Mangue ou na Cena Recifense dos anos 90, movimento de vanguarda que aconteceu no Recife, e a estruturaÃÃo deste legado cultural como tendÃncia. Nosso texto usarà a performance e a poesia do lÃder do Manguebeat, Chico Science, como fio condutor, elemento catalisador, para esmiuÃar uma poÃtica diluÃda em letras de mÃsica, shows, filmes, manifestos e entrevistas. Problematizando a diversidade cultural no Nordeste brasileiro jà ressaltada por Gilberto Freyre, pelos escritores regionalistas da dÃcada de 30, por Ariano Suassuna e o Movimento Armorial e pelo Tropicalismo no fim dos anos 60, escreveremos sobre a geraÃÃo Manguebeat (A Cena Recifense dos anos 90), que se formou mesclando o global Ãs tradiÃÃes locais. Nosso estudo cultural usarà as teorias desenvolvidas por Stuart Hall, Homi Bhabha, dentre outros, na tentativa de oferecer possibilidades de interpretaÃÃo das letras e dos manifestos de Science e de grupos como Mundo Livre S/A e Faces do SubÃrbio, para trabalhar as questÃes de identidade e diferenÃa e, principalmente, a representaÃÃo da cidade do Recife na obra desses mÃsicos poetas
ASSUNTO(S)
chico science recife - poesia movimento mangue - anos 90 teoria literaria ariano suassuna
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