Mecanismos moleculares envolvidos na redução da proliferação de células beta pancreáticas induzida por glicocorticóides. / Underlying molecular mechanisms in the glucocorticoid-induced inhibition of pancreatic beta cell proliferation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Durante a gravidez, o pâncreas endócrino materno sofre alterações morfológicas e funcionais que resultam no aumento da massa de células beta e da secreção de insulina. Nos estágios finais da gestação ocorre aumento dos níveis plasmáticos de glicocorticóides que resulta na diminuição da secreção e da proliferação das células beta. Este fenômeno, que ocorre no período compreendido entre o final da gravidez e o inicio da lactação, promove a reversão fisiológica da adaptação funcional que se fez necessária durante a gravidez. Assim, estudamos mecanismos moleculares envolvidos na redução de proliferação destas células. As proteínas cinases reguladas por sinais extracelulares (ERK) estão envolvidas no crescimento e sobrevida celular. Os resultados mostram que o glicocorticóide sintético, dexametasona, diminui a proliferação de células beta e, para isto, induz diminuição da fosforilação das ERK-1/2 por meio do aumento da expressão de uma fosfatase de MAPK (MKP-1). Este mecanismo deve estar envolvido no remodelamento pancreático pós-natal induzido pelos glicocorticóides.

ASSUNTO(S)

diabetes mellitus animal lactation gravidez molecular biology biologia molecular glicocorticóides ilhotas de langerhans lactação animal islets of langerhans pregnancy glucocorticoid diabetes mellitus

Documentos Relacionados