Memórias, histórias, movimentos sociais: mobilização, comunicação e projeto de luta. (Uberlândia-MG, anos 1980)
AUTOR(ES)
Amanda Marques Rosa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho analisa as articulações políticas entre sujeitos dos movimentos sociais da década de 1980, constituídas nas redes de contato e de apoio criadas entre eles entre diversos movimentos sociais, instituições e entidades de luta política ligadas aos trabalhadores - sindicatos combativos, associações de bairro, partidos políticos de esquerda, CUT, centros de assessoria e de informação, centros de documentação e de memória, CEBs e suas pastorais. Essas redes se fortaleciam no compartilhamento de um projeto social e político de transformação das relações sociais vigentes, para a construção de uma sociedade que garantisse liberdade e melhores condições de vida aos trabalhadores. A análise desse processo se fez a partir dos materiais da Coleção CDP, do Centro de Documentação e Pesquisa em História, da Universidade Federal de Uberlândia CDHIS/UFU, e a partir de entrevistas realizadas com militantes do movimento sindical e do movimento popular em Uberlândia. O Centro de Documentação Popular CDP, fruto de uma experiência de registro dos materiais produzidos naquelas lutas e articulações, foi criado nos anos 1980, em Uberlândia, para compor um acervo que referenciasse a história dos trabalhadores. A partir das experiências dos movimentos sociais de Uberlândia, a problemática se constituiu em torno da memória também enquanto campo ativo de luta. A produção de memórias dessas lutas formava uma rede que se articulava a outras, num amplo processo de movimentações, fato observado pela constituição de centros de documentação em todo país. Nessas movimentações, pautadas na união e na solidariedade de classe, constituiuse um intenso processo de comunicação, que visava mobilizar e organizar os trabalhadores para suas lutas cotidianas, informando-os e formando-os, bem como um consistente aprendizado político, expresso em boletins, periódicos, panfletos e cartilhas, indiciando um furor de formas impressas sindicais e populares, muitas vezes elaboradas em alternativa aos meios de comunicação hegemônicos.
ASSUNTO(S)
memória e história social movimentos sociais e trabalhadores centro de documentação popular projeto social e comunicação historia história social - minas gerais movimentos sociais trabalhadores - uberlândia (mg) - atividades políticas memory and social history working class and social movements centers of popular documenting social project and communication
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3310Documentos Relacionados
- Heróis sem nome: representações sobre o espaço rural e o urbano, as escolas rurais, as professoras e os alunos (Uberlândia-MG, 1950 - 1980)
- Entre conquistas e disputas: trajetórias e experiências de luta das mulheres das camadas populares na cidade (Uberlândia/MG anos de 1980-1990)
- Memórias, imagens e experiências o município de Uberlândia a partir de seus distritos, MG (1980 2012 )
- Histórias, memórias e viveres de trabalhadores em São Francisco/MG (1970-2010)
- Comunicação quilombola : cenários de mobilização, visibilidade e empoderamento