Métodos de extração e concentrações no efeito inseticida de Ruta graveolens L., Artemisia verlotorum Lamotte e Petiveria alliacea L. a Diabrotica speciosa Germar
AUTOR(ES)
Barbosa, F.S., Leite, G.L.D., Martins, E.R., Guanabens, R.E.M., Silva, F.W.S.
FONTE
Revista Brasileira de Plantas Medicinais
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi determinar o melhor método de extração e concentração para Ruta graveolens L. (Rutaceae), Artemisia verlotorum Lamotte (Asteraceae) e Petiveria alliacea L. (Phytolaccaceae) quanto ao efeito inseticida a Diabrotica speciosa Germar (Coleoptera: Chrysomelidae). Os extratos que utilizaram óleo de soja comercial, pelo menos como um dos solventes, apresentaram maior mortalidade de D. speciosa em suas testemunhas (solvente = óleo), nas três plantas estudadas, em relação às suas concentrações. O extrato aquoso de R. graveolens, a 5% de concentração, apresentou maior mortalidade corrigida de D. speciosa (32,5%) que os extratos de A. verlotorum em água (10% de concentração) (20,3%) e P. alliacea em álcool etílico (2% de concentração) (12,5%). O método de extração com água é simples, sendo passível de utilização por pequenos agricultores. A R. graveolens é planta facilmente cultivada, sendo, portanto, boa alternativa de controle dessa praga.
ASSUNTO(S)
plantas medicinais besouros desfolhadores controle alternativo
Documentos Relacionados
- Micropropagação e avaliação da potencialidade genotóxica de Petiveria alliacea L.
- Avaliação antifungica, farmacognóstica e toxicológica sazonal de Petiveria alliacea L. (Phytolaccaceae)
- Estresse osmótico na germinação de sementes de Petiveria alliacea L.
- Relação entre tricomas foliares de genótipos de feijoeiro comum, Phaseolus vulgaris L. e resistência a Diabrotica speciosa Germar, 1824 (Coleoptera: Chrysomelidae)
- Efeitos do extrato hidroalcoolico da Petiveria alliacea L. sobre a resposta imunologica