Modificando um método de apoio à decisão para torná-lo reutilizável e apto a lidar com múltiplos cenários. / Modifying a method of decision support to make it reusable and able to handle multiple scenarios.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2010

RESUMO

O processo de tomada de decisão é complicado, pois costuma envolver vários objetivos e interesses diferentes. Para tornar este processo menos trabalhoso, surgiram os sistemas de apoio à decisão, cujo objetivo é ajudar a estruturar o problema em questão para que as alternativas que o resolvem sejam avaliadas. Nos casos em que a decisão tem impacto no futuro, surge a necessidade de se utilizar métodos que representem as possíveis situações futuras durante a avaliação das alternativas. Uma técnica comumente usada para lidar com a criação deste tipo de representação é o planejamento de cenários, que busca gerar retratos de possíveis situações futuras que sejam coerentes, verossímeis e de fácil compreensão. O uso em conjunto desta técnica com sistemas de apoio à decisão é uma tendência recente que tem motivado interesse acadêmico. Neste trabalho, é apresentada uma abordagem em três passos para modificar um método de apoio à decisão, permitindo que este crie sistemas de apoio à decisão que podem lidar com um número qualquer de cenários e alternativas sem a necessidade de alterações em sua modelagem ao serem introduzidos novos cenários ou alternativas. Esta abordagem também permite que os sistemas de apoio à decisão sejam reutilizáveis, isto é, que possam ser usados em instâncias diferentes do mesmo problema, como, por exemplo, avaliar alternativas para a melhoria da competitividade em filiais de uma mesma empresa. O trabalho apresenta o embasamento teórico da abordagem, que consiste nos conceitos de sistemas teleológicos, sistemas de apoio à decisão e planejamento de cenários, e também um referencial teórico que mostra o que foi feito nos trabalhos que seguem esta mesma linha. O método SMART é descrito como exemplo de método de apoio à decisão e é modificado pela abordagem para ser aplicado no problema de avaliar alternativas para filiais da empresa fictícia Lototol em três cidades diferentes, para demonstrar a aplicação da abordagem. A forma modificada do SMART, gerada para o exemplo Lototol, é utilizada para avaliar qual tipo de apartamento será mais vantajoso construir no bairro do Cocó, localizado na capital do Ceará, Fortaleza, nos cenários construídos para o mercado imobiliário da cidade no ano de 2013, com o intuito de mostrar a capacidade da abordagem de representar problemas de decisão e de provar que alterações na modelagem do sistema de apoio à decisão gerado por ela não são necessárias quando da introdução de novos cenários ou alternativas.

ASSUNTO(S)

decision support systems mercado imobiliário smart ciencia da computacao sistemas de apoio à decisão planejamento de cenários tomada de decisão scenario planning decision-making realestate market smart

Documentos Relacionados