Mudanças no uso da terra depois do período de aumento de preço das commodities no Rio Grande do Sul, Brasil
AUTOR(ES)
Silveira, Vicente Celestino Pires, González, José Antonio, Fonseca, Eliana Lima da
FONTE
Cienc. Rural
DATA DE PUBLICAÇÃO
16/02/2017
RESUMO
RESUMO: No final do século XX e início do século XXI, os sistemas agrícolas incorporaram definitivamente uma nova missão: gerar energia para uma população mundial que continua a crescer e que demanda por seu modo de vida, não só alimentos, mas também, cada vez mais energia, principalmente, energia com baixo impacto ambiental. A soja permaneceu a principal matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil, no período de 2006 a 2013, em que foi responsável por 82,4%, sendo o estado do RS responsável por 35,7% do total da produção brasileira de biodiesel. O objetivo deste trabalho é verificar o impacto do aumento da área de cultivo de soja no uso da terra no Rio Grande do Sul, no período entre 1990 e 2015. Considera-se, separadamente, as áreas originais de seus dois biomas (Pampa e Mata Atlântica), usando o conjunto de dados do IBGE e imagens de satélite. Utilizou-se o período de 1990 a 2000 como o período anterior ao da suba de preços de commodities (BCRP) e, o período de 2000 a 2013 como período de aumento do preço das commodities (CRP). Um total de 505.162ha do bioma Mata Atlântica e de 1.192.115ha do bioma Pampa foram incorporados à produção de soja no período CRP. No bioma Mata Atlântica, o aumento ocorreu nos limites da área cultivada, enquanto que no bioma Pampa através da conversão da área com pastagem nativa.
ASSUNTO(S)
bioma pampa bioma mata atlântica biocombustível soja preço commodities
Documentos Relacionados
- Uso e ocupação das terras da metade sul do Rio Grande do Sul, Brasil.
- Mortalidade materna no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no período de 1999 a 2008
- Determinantes da intensidade tecnológica das exportações estaduais no período de ascensão do preço das commodities
- Uso da terra e estado de conservação da Mata Atlântica de uma região no limite meridional da Mata Atlântica (bacia do rio Maquiné, Rio Grande do Sul, Brasil)
- Abundância e distribuição de Aeglidae (Crustacea: Anomura) em função do uso da terra na bacia hidrográfica do Rio Jacutinga, Rio Grande do Sul, Brasil