Musicálea - aspectos informacionais e comunicacionais da música modena do século XX
AUTOR(ES)
Giuseppe Milone
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
De um ponto de vista bastante amplo, este trabalho discute, sob a óptica da teoria da informação, se o grau de compreensão de uma mensagem é diretamente proporcional à redundância do código a ela subjacente; de um ponto de vista mais restrito, ele tenta avaliar se o grau de com-preensão de uma composição musical, assumida como uma mensagem de seu autor para seu público potencial, é função de seu grau de redundância. A relevância dessa hipótese é que, em sendo verdadeira, o grau de redundância das mensagens seria um possível indício do nível de compreensão (e aceitação) que se poderia esperar delas, especialmente em se tratando de um pú-blico não especializado. Por ser o objeto em que se identificam as dificuldades, apresentam-se as principais caracte-rísticas da música moderna do século XX. Por se centrar em dificuldades de comunicação, discu-tem-se aspectos da comunicação em geral. Por ser o instrumento de análise, expõe-se a estrutura teórica e conceitual da teoria da informação. Aplica-se essa teoria a composições musicais de distintos autores e diferentes épocas e detalham-se os resultados obtidos. Tendo em conta o princípio da falseabilidade de Popper, conclui-se que, ao menos para as redundâncias de primeira ordem, o grau de redundância de uma peça musical não tem relação direta com seu nível de compreensão e aceitação por seu público potencial
ASSUNTO(S)
probabilidades informação música - século 20 estatística comunicação comunicacao
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1376Documentos Relacionados
- Rota : aspectos da articulação temporal na musica instrumental do seculo XX
- Catira: Música, dança e poesia do mundo rural (Uberaba - Século XX),
- A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
- O ensino de aspectos históricos e filosóficos da Química e as teorias ácido-base do século XX
- Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras