NegociaÃÃo em sistemas multiagentes para patrulhamento

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A Patrulha multiagente à uma tarefa onde os agentes devem, coordenadamente, visitar lugares, representados por nÃs de um grafo, a fim de protegÃ-los ou supervisionÃlos. Para tanto, os agentes devem minimizar a ociosidade do conjunto dos nÃs do grafo, i.e., minimizar o tempo passado entre uma visita e outra a cada nÃ. Sistemas multiagente podem ser usados para realizar a tarefa da patrulha em domÃnios onde vigilÃncia, inspeÃÃo ou controle distribuÃdo sÃo requeridos. Ao distribuÃrem entre si os nÃs que formam o grafo do mundo, os agentes negociadores reduzem o caminho que tem que percorrer e o nÃmero de nÃs a patrulhar, tornando mais fÃcil manter baixa a ociosidade mÃdia dos nÃs do mundo. LeilÃes formam os mecanismos de negociaÃÃo usados para dividir os nÃs do mundo. Neste trabalho, os resultados obtidos pelo novo tipo de abordagem baseada em negociaÃÃo sÃo comparados aos resultados de trabalhos anteriores. AlÃm de propor uma nova abordagem de agentes patrulhadores baseada em negociaÃÃo, este trabalho propÃe novos critÃrios de avaliaÃÃo de desempenho. (1) Escalabilidade que avalia se a abordagem à capaz de patrulhar mundos ou grafos de todos os tamanhos. (2) Estabilidade mede a variaÃÃo na ociosidade do grafo. (3) Adaptabilidade offline que avalia a capacidade das abordagens de patrulhar em vÃrios mundos de topologias diferentes sem a necessidade de definiÃÃo de estratÃgia especÃfica para cada grafo a ser patrulhado, ou seja, avalia a necessidade de prÃ-processamento das abordagens. (4) Adaptabilidade online tambÃm avalia a capacidade da abordagem de lidar com modificaÃÃes do grafo durante a simulaÃÃo. Uma avaliaÃÃo empÃrica mostrou a eficiÃncia desta abordagem distribuÃda quando comparada Ãs abordagens anteriores. Os sistemas de agentes apresentados neste trabalho sÃo estÃveis, o que serà demonstrado pelo baixo desvio padrÃo obtido na ociosidade dos nÃs. AlÃm disso, os sistemas sÃo mais adaptÃveis e possuem uma maior escalabilidade, jà que podem realizar a patrulha em mundos de vÃrios tamanhos e topologias

ASSUNTO(S)

patrulha e exploraÃÃo de terrenos graphs grafos computer games multi-agent systems coordenaÃÃo de agentes sistemas multiagentes coordination of agents negociaÃÃo ciencia da computacao

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