O COTIDIANO DE TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: ENTRE A DIFICULDADE E A POTÊNCIA
AUTOR(ES)
Riquinho, Deise Lisboa, Pellini, Tainã Vianna, Ramos, Deise Taurino, Silveira, Maicon Rodrigues, Santos, Vilma Constância Fioravante dos
FONTE
Trab. educ. saúde
DATA DE PUBLICAÇÃO
11/12/2017
RESUMO
Resumo O estudo objetivou analisar o processo de trabalho no cotidiano de agentes comunitários de saúde e as proposições de enfrentamento das adversidades comuns ao processo de trabalho no âmbito da Estratégia Saúde da Família de uma gerência distrital de saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tratou-se de estudo qualitativo com realização de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016. A análise ocorreu por meio de categorização temática. Os resultados emergiram a partir de quatro temas: o trabalho administrativo e a descaracterização do trabalho da agente comunitária de saúde; o cotidiano em equipe e suas condições de trabalho; as redes de atenção e sua descontinuidade no cuidado em saúde; e as táticas de enfrentamento entre as dificuldades e a potência. Ao se levarem em conta as interfaces entre o trabalho real e o prescrito, é inegável a necessidade de diálogo entre o controle social, profissionais e gestores para o enfrentamento das situações geradoras de sofrimento aos usuários e profissionais.
ASSUNTO(S)
agente comunitário de saúde estratégia saúde da família condições de trabalho
Documentos Relacionados
- O trabalho do agente comunitário de saúde: entre a dimensão técnica “universalista” e a dimensão social “comunitarista”
- O trabalho do agente comunitário de saúde: concepções de profissionais e usuários
- Alegrias e tristezas no cotidiano de trabalho do agente comunitário de saúde: cenários de paixões e afetamentos
- Agente comunitário de saúde: desafios do trabalho na zona rural
- O cotidiano de trabalho do agente comunitário de saúde no PSF em Porto Alegre