O espectador doméstico e os novos canais de acesso: uma análise dos hábitos da audiência de produtos audiovisuais. / The domestic spectator and the new canals of access: an analysis of the habits of the hearing of audiovisuais products.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/04/2010

RESUMO

A indústria do entretenimento audiovisual tem sido uma das mais afetadas pela inovação tecnológica, principalmente no que se refere à distribuição de obras e à oferta de equipamentos destinados à reprodução de musicas e filmes. Esse estudo procura entender a relação entre o espectador doméstico e os canais utilizados para assistir a produtos audiovisuais. O problema principal que orientou a pesquisa pode ser resumido da seguinte forma: Qual é a percepção dos espectadores domésticos sobre os canais de acesso disponíveis para assistir a produtos audiovisuais na cidade de São Paulo? Quais são as características comuns de escolha dos canais entre diferentes grupos de espectadores? Além da revisão da literatura, a investigação contou com duas fases consideradas complementares. A primeira, qualitativa, gerou variáveis que foram aplicadas na segunda fase, quantitativa. A análise final dos dados foi feita sobre o posicionamento de 483 respondentes que afirmaram assistir a filmes, séries ou shows em casa costumeiramente. Entre os resultados principais pôde-se verificar que os consumidores mais jovens são os mais abertos à utilização da Internet como canal de consumo de audiovisuais, apesar da grande penetração dessa ferramenta em todas as faixas etárias. Conseguiu-se constatar também que a facilidade de manuseio dos novos canais, tais como pen-drives, Smartphones e a própria Internet, somada a uma postura pró-ativa no uso desses meios, aponta para o surgimento de um novo tipo de espectador que foi denominado prosumer. Essa evolução de comportamento se dá nas faixas de maior renda. Meios de acesso diferentes se apresentaram vinculados a faixas de renda diferentes, reforçando a impressão de que o preço cobrado pelo produto tem forte impacto na seleção do canal de distribuição e, portanto, deve ser bem definido quando da administração do Marketing Mix. No entanto, o consumidor também percebe um conjunto de atributos de forma singular a cada canal, mesmo sendo o produto audiovisual o mesmo para todos. Uma vez que tenha formado sua percepção sobre as qualidades de cada canal, passa a utilizá-lo de forma mais frequente, em detrimento aos demais meios. Para a indústria, essa eleição é fator fundamental de lucratividade.

ASSUNTO(S)

entretenimento espectador doméstico novas mídias produtos audiovisuais prosumer administracao audiovisual products entertainment home spectator new media prosumer

Documentos Relacionados