O fenhedor e o precador nas cantigas líricas galego-portuguesas de D.Dinis: uma perspectiva sistêmico-funcional

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As cantigas galego-portuguesas têm sido estudadas tradicionalmente por ilustres filólogos, e seus estudos avançaram muito na compreensão do que foi a língua galego-portuguesa e seu contexto de produção, porém as cantigas galegoportuguesas ainda têm muito a oferecer ao pesquisador que nelas se debruça, bem como aos estudantes que por elas se interessam. De fato, as ferramentas metodológicas e procedimentais utilizadas nas análises tradicionais dos textos medievais, em especial as cantigas galego-portuguesas, não conseguiram analisar satisfatoriamente as implicações do contexto no texto; a saber: ideologia, cortesia, educação, formação, meio de produção, etc. Partindo desta reflexão, de forma inédita até então, esta pesquisa realiza uma análise crítica multifuncional (Fairclough 1992) das cantigas líricas galego-portuguesas de D.Dinis (grande rei e trovador, c.f. Vasconcelos, 1943), buscando identificar um ideário inspirado na educação, ética, estética, cortesia e cavalaria (Ceschin, 1998) e presentes nas cantigas galego-portuguesas através dos posicionamentos de: fenhedor (ou suspirante), precador (ou suplicante), entendedor (ou namorado) e drudo (ou amante) (Spina; 1996: 363). Como a análise se restringe apenas aos cantares líricos, trataremos apenas dos posicionamentos de fenhedor, precador e entendedor, visando compreender: (a) como a análise lingüística pode contribuir para revelar os complexos ideológicos que permeiam a fala do fenhedor nas cantigas de amor e do precador nas cantigas de amigo?; (b) como podem se comportar lingüísticamente o fenhedor e o precador considerando esse contexto. Para atingir esses objetivos e realizar uma análise crítica multifuncional (um método de análise lingüística textual com uma teoria social do funcionamento da linguagem em processos ideológicos), adotamos prioritariamente os pressupostos teóricos da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994) e as metafunções ideacional e interpessoal, complementada pelas propostas da Análise Crítica do Discurso, a Teoria de Gêneros e Registros (Eggins &Martin, 1997), as propostas de avaliatividade (Appraisal), de Martin (2000, 2003), e os conceitos da Logogênese (Halliday, 1994) e Ressonância (Thompson, 1998). O que distingue a Lingüística Sistêmico-Funcional é que ela estuda o caráter social da língua, relacionando-a ao contexto cultural e situacional. Portanto, através dela, conseguimos delinear alguns estágios obrigatórios e opcionais nas cantigas líricas de D.Dinis, bem como, mapear a cátedra e o engenho do trovador, examinando a interface entre o contexto social e implicações ideológicas da Idade Média com a linguagem das cantigas e o contraste entre os posicionamentos de fenhedor e precador

ASSUNTO(S)

análise crítica do discurso appraisal avaliatividade critical discourse analysis galego-portuguese chants lingüística sistêmico-funcional analise do discurso cantigas galego-portuguesas linguistica aplicada dinis -- rei de portugal -- 1261-1325 -- cacioneiro d el-rei d. dinis appraisal systemic-functional linguistics d. dinis

Documentos Relacionados