O pensamento plástico das capas de Pro-Posições

AUTOR(ES)
FONTE

Pro-Posições

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/11/2019

RESUMO

Resumo Este artigo propõe uma leitura das capas da revista Pro-Posições a partir de um caminho metodológico oferecido pela sociologia histórica de arte de Pierre Francastel, com base em seu conceito-chave de pensamento plástico. A análise levou em conta as imagens, as fontes e as cores presentes nas capas, bem como a história social dos agentes envolvidos em sua elaboração, especialmente os artistas plásticos. Como conclusão, percebeu-se que, ao longo do tempo, a revista foi perdendo sua característica visual, atendendo à tendência contemporânea editorial, em que plataformas eletrônicas como a SciELO oferecem um modo padronizado de editar e publicizar informações científicas. Nesse universo on-line, as capas parecem se tornar algo ultrapassado, o que convém ser problematizado. Afinal, faz sentido a noção de capa no mundo do periódico científico digital hoje?Abstract 4 This article proposes a reading of the covers of the journal Pro-Posições from a methodological point of view provided by Pierre Francastel’s Historical Sociology of Art based on his key concept of plastic thought. The analysis considered the images, the fonts, and the colors present in the covers, as well as the social history of the agents involved in its elaboration, especially the plastic artists. As a conclusion it is noticed that, over time, the journal has lost its visual characteristics, given the contemporary editorial tendency according to which electronic platforms, such as Scielo, provide a standardized way to edit and publish scientific information. Within this online universe, covers seem to become outdated, which should be problematized. After all, does the notion of cover make sense in the present world of digital scientific journals?

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