O serviço social no programa de residência multiprofissional em saúde : uma estratégia de consolidação do projeto ético-político profissional?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este estudo discute as Particularidades do Serviço Social no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, em Porto Alegre, nos anos de 2009 e 2010. O objetivo desse estudo foi analisar as expressões das particularidades do Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, a fim de identificar sua inserção no cotidiano da Educação Permanente em Saúde. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, com orientação epistemológica do método dialético-crítico, a partir das seguintes categorias: totalidade, contradição e historicidade. Entre os resultados do estudo, verifica-se que na Residência Multiprofissional em Saúde podem ser encontrados os pressupostos contra-hegemônicos da Educação Permanente e da Reforma Sanitária, em relação ao projeto societário em curso. Identifica-se, na inserção do Assistente Social, um potencial para a consolidação do projeto ético-político profissional, também direcionado ao eenfrentamento do projeto societário hegemônico. Mas para isso, é fundamental ampliar a reflexão em relação ao trabalho desenvolvido nesse espaço, ouscando subsídios nos referenciais teóricos que garantam a compreensão histórico-crítica da profissão.

ASSUNTO(S)

educaÇÃo permanente programa de residÊncia multiprofissional em saÚde assistentes sociais - formaÇÃo profissional servico social

Documentos Relacionados