O Teatro de Arena na arena do Brasil
AUTOR(ES)
Maria Christina da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a reflexão das possíveis conexões existentes entre História e Teatro. Propõe a análise das utopias do Teatro de Arena durante a década de 1950 no Brasil, com o intuito de discutir momentos de nossa história contemporânea. Partindo do pressuposto de que a produção estética e, neste caso específico, a dramaturgia, é um momento constituinte do processo histórico, serão estudadas especificamente duas peças produzidas e encenadas pela primeira vez por essa companhia: Eles Não Usam Black-Tie (1958), de Gianfracesco Guarnieri, e Chapetuba Futebol Clube (1959), de Oduvaldo Vianna Filho. No primeiro capítulo, o Teatro de Arena será analisado por meio das interpretações elaboradas a seu respeito, no segundo, no interior do processo vivenciado e no terceiro, será feito um estudo das peças indicadas acima, no âmbito do processo da escritura e da encenação, com o objetivo de recuperar a contemporaneidade do papel exercido pelo Teatro de Arena na dramaturgia brasileira.
ASSUNTO(S)
guarnieri, gianfrancesco, 1934-. eles não usam black-tie. vianna filho, oduvaldo, 1936-1974. chapetuba futebol clube teatro de arena (são paulo, sp) história história teses. teatro são paulo (sp) história.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8HDL2EDocumentos Relacionados
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