O teatro wagneriano à luz da história da ciência
AUTOR(ES)
Sandra da Costa Soares
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
O teatro e a encenação de uma peça são,de uma maneira envolvente e ilusionária,preenchidos com a iluminação cênica.O foco no palco,com as luzes da platéia apagadas,pode proporcionar um deleite cênico no espectador. Com a luz iluminando apenas a cena, é possível estabelecer um contato direto entre a obra e o espectador. A luz cênica tem uma atuação indissociável da arte do teatro, pois através dela é possível ampliar a visibilidade do palco e platéia através da luz, ralizada por Richard Wagner,em 1876,no teatro Bayreuth,ocorre uma mudança no conceito de luz cênica e isso se apresenta como um tema instigante para nos permitir elegê-lo como um objeto de estudo quie possibilita um diálogo entre a ciência e o teatro.Abordaremos o tema a partir da perspectiva wagneriana sobre as artes cênicas,plásticas e literárias nos livros "A obra de arte do futuro" e "A arte e a revolução" que fundamentam as modificações cênicas que Wagner pensou e realizou em seu teatro,que culminaram com a separação palco e platéia através da luz.O enfoque que nos permite fazer a história da ciência com uma interface entre as artes e a ciência será dado pela presença da luz na cena,na arte e nas cidades,resultando em uma convergência científico-artística que se acentuou na segunda metade do século XIX, possibilitando uma convergência entre a ciência e a arte e, em especial, a arte cênica
ASSUNTO(S)
historia das ciencias iluminação teatral teatro encenador artes cênicas historia das ciencias wagner, richard, 1813-1883 - a obra de arte no futuro - a arte e a revolução - crítica e interpretação
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=694Documentos Relacionados
- Que objetividade para a ciência da história? : o índio brasileiro e a revolução francesa à luz da teoria da história, de Rüsen a Hayden White
- O Museu de Ciência: espaço da história da ciência
- O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da história
- A história da ciência e o objeto de seu estudo: confrontos entre a ciência periférica, a ciência central e a ciência marginal
- O ayllu à luz da história cultural: representação e fronteiras discursivas