Obtenção e uso das plantas medicinais no distrito de Martim Francisco, Município de Mogi-Mirim, SP, Brasil
AUTOR(ES)
Pilla, Milena Andrea Curitiba, Amorozo, Maria Christina de Mello, Furlan, Antonio
FONTE
Acta Botanica Brasilica
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006-12
RESUMO
O objetivo do presente trabalho foi realizar um inventário das plantas medicinais conhecidas e usadas pela população do distrito de Martim Francisco, Município de Mogi-Mirim, SP, bem como conhecer seus empregos e sua importância na comunidade. Foram amostradas aleatoriamente 50 unidades domiciliares. Apenas um dos adultos responsáveis pela casa (homem ou mulher) foi entrevistado, através de questionários. As plantas citadas foram coletadas e fotografadas paralelamente à aplicação dos questionários. O material botânico foi identificado e depositado no Herbarium Rioclarense (HRCB). Ao todo, foram catalogadas 107 espécies botânicas, predominantemente herbáceas e cultivadas, distribuídas em 40 famílias, sendo as famílias Lamiaceae e Asteraceae as mais representativas. Os índices de diversidade (H' = 4,07; e = 0,87) foram altos, se comparados aos obtidos em outros trabalhos no interior do Estado de São Paulo. Na preparação dos remédios, as folhas foram a parte da planta mais utilizada e a decocção a principal forma de preparo. A via oral foi a mais empregada para a administração dos medicamentos e as doenças mais freqüentemente tratadas por remédios caseiros referem-se aos Sistemas Digestivo e Respiratório. Não existe um rigor na posologia e na duração do tratamento, ficando este a critério do hábito de cada pessoa entrevistada. As plantas que apresentaram índice de importância relativa e concordância de uso acima de 60% foram: boldo (Plectranthus barbatus Andrews), capim-santo (Cymbopogon citratus (DC) Stapf), hortelã (Mentha sp. 2) e poejo (Cunila microcephala Benth.).
ASSUNTO(S)
etnobotânica plantas medicinais medicina popular
Documentos Relacionados
- Recursos florestais no assentamento 12 de outubro (Horto Vergel), Mogi-Mirim, SP
- O uso de plantas medicinais e o interesse pelo cultivo comunitário por moradores do bairro São Francisco, município de Pitangui, MG
- Uso das plantas medicinais no povoado de Poços, município de Campo Formoso, BA, Brasil.
- Composição florística e síndromes de polinização e de dispersão da mata do Sítio São Francisco, Campinas, SP, Brasil
- Conhecimento tradicional e usos de plantas medicinais por habitantes das ilhas do rio São Francisco, Brasil e análise preliminar de Rhaphiodon echinus (Lamiaceae)