Ocorrência e estrutura de nectários extraflorais em Pterodon pubescens Benth. e em Pterodon polygalaeflorus Benth.
AUTOR(ES)
Paiva, Élder Antônio Sousa e, Morais, Helena Castanheira de, Isaias, Rosy Mary dos Santos, Rocha, Dulce Maria Sucena da, Oliveira, Paulo Eugênio
FONTE
Pesquisa Agropecuária Brasileira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2001-02
RESUMO
Nectários extraflorais (NEFs) são estruturalmente variáveis e de ampla ocorrência entre as angiospermas. A ocorrência dos NEFs nas folhas de Pterodon polygalaeflorus Benth. e Pterodon pubescens Benth. (Fabaceae: Papilionoideae) foi detectada em espécimes adultas, durante a produção de novas gemas e flores. Os objetivos deste estudo foram registrar a ocorrência de NEFs em P. pubescens e P. polygalaeflorus, e fornecer dados comparativos sobre a estrutura anatômica destas estruturas. Os NEFs ocorrem na raque e estão localizados sob a inserção de cada peciólulo. Cada nectário consiste de uma pequena elevação cuja porção apical é fortemente invaginada, resultando em uma depressão (o pólo secretor), característica comum a ambas as espécies. Tricomas tectores unicelulares ocorrem ao longo da raque, sendo menos numerosos em P. polygalaeflorus, enquanto em P. pubescens eles cobrem todo o NEF. O tecido secretor consiste de células parenquimáticas com citoplasma denso. O néctar alcança a superfície dos NEFs pela ruptura da fina cutícula que cobre o pólo secretor, uma vez que ambas as espécies não apresentam estômatos ou qualquer outra interrupção da epiderme neste local. A diferença básica entre as duas espécies, em relação aos NEFs, é a densidade da pubescência, que é sempre maior em P. pubescens. Modificações estruturais e de dimensões podem ser observadas até mesmo entre os nectários basais e apicais de uma mesma raque, e portanto tais modificações não apresentam valor taxonômico.
ASSUNTO(S)
nectários anatomia vegetal secreção vegetal néctar proteção das plantas herbívoros relação planta-animal
Documentos Relacionados
- Ocurrence and structure of extrafloral nectaries in Pterodon pubescens Benth. and Pterodon polygalaeflorus Benth.
- Atividade antinociceptiva do oleo das sementes de Pterodon pubescens Benth. (Leguminosaes-Papilionoidea)
- Anatomia e ultra-estrutura do pulvino primário de Pterodon pubescens Benth. (Fabaceae - Faboideae)
- Aspectos taxonomicos, geneticos e reprodutivos de Pterodon pubescens (Benth.) Benth. e P. emarginatus Vog. (Leguminosae, Dipteryxeae)
- Atividade antinociceptiva e antitumoral de compostos isolados da Pterodon pubescens Benth. (Leguminosae- papilionoidea)