Olhares de educadores ambientais para estudos do meio e pertencimento. / Attention of environmental educators to the studies of the environment and the sense of belonging.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Este estudo de caso desenvolveu-se junto a um curso de especialização em Educação Ambiental, que teve como eixos metodológicos a realização de um projeto de intervenção e a construção de comunidades de aprendizagem. Entre as disciplinas ministradas, uma foi analisada pela especificidade de utilizar os estudos do meio para valorizar a percepção e o contato dos estudantes com os ambientes fora de sala de aula e, a utilização do entorno – natural e construído - como recurso didático. Houve evidências de contribuições das atividades de ensino realizadas no curso e na disciplina, para as relações interpessoais e intrapessoais dos participantes e, também, para a discussão de conceitos presentes no ideário ambientalista, destacando-se entre eles o de pertencimento. Para obtenção dos dados primários, foram utilizadas diversas técnicas, iniciadas durante as atividades do curso, por meio de questionários com perguntas abertas, semi-abertas e depoimentos, até a coleta com os egressos, para a qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, acompanhamentos in loco, e de um laboratório conceitual. Os chamados dados secundários foram obtidos dos trabalhos produzidos pelos estudantes para finalização do curso: os projetos de intervenção educacional, as propostas de minicursos e os relatórios descritivo-analíticos. Esse rol de documentos, indicados para uma pesquisa qualitativa, forneceu um conjunto de dados que foram triangulados, visando responder se o estudo do meio pode ser um espaço de vivência que possibilita às pessoas compreenderem que a realidade é uma dimensão complexa e, que estimula o sentido de pertencimento, a ponto de agirem para a construção de sociedades mais justas, dentro de uma perspectiva emancipatória. Assim, foram apresentados, por meio de um “olhar vertical”, os resultados sobre estudos do meio e pertencimento nas diferentes técnicas e, no “olhar transversal”, elegeram-se dois sujeitos, mostrando-se sua caminhada dentro da pesquisa. O “olhar horizontal” trouxe nas considerações finais uma síntese do que foi discutido, permitindo afirmar que o conjunto de atividades desenvolvidas na disciplina contribuiu com o referido programa de formação, na medida em que houve associação entre elas e a contribuição para a consolidação dessa comunidade de aprendizagem. Houve confirmação entre os sujeitos da intenção de utilizar estudos do meio na sua prática profissional, que foi detectada e explicitada em vários momentos, evidenciando-se no acompanhamento in loco. O sentido de pertencimento foi destacado de colocações, explícitas ou não, por meio do pensamento complexo. O referencial teórico utilizado para discussão caracterizou-se pelo compromisso de contribuir para a construção de sociedades mais justas e igualitárias e, também, para uma educação voltada à compreensão da realidade, numa perspectiva de emancipação social e política frente à problemática ambiental da contemporaneidade.

ASSUNTO(S)

educação para cidadania educação ambiental teaching and learning education for citizenship ensino e aprendizagem environment - education perception meio ambiente - educação environmental education percepção

Documentos Relacionados