Para norte-americano ver. Adidos trabalhistas e operários brasileiros (1943/1952) / For north american view: worker and labor attachés

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho analisa documentos restritos e secretos do Departamento de Estado norte-americano, principalmente os Relatórios Mensais do Trabalho, relatórios do FBI, da CIA e do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, e procura descrever a ação dos Adidos Trabalhistas Americanos e Ingleses no Brasil, no período de 1943 a 1952, como elementos-chave na política externa dos Estados Unidos, direcionada à possível intervenção em assuntos internos brasileiros. O presente estudo destaca, igualmente, a tarefa de líderes sindicais norte-americanos, ligados à Federação Americana do Trabalho e ao Departamento de Estado - em visita ao Brasil no período descrito -, no intento de obter a cooptação de líderes sindicais brasileiros para a associação na formação de uma grande Central Sindical Mundial, cujo intuito era o controle do movimento operário do Brasil e de outros países sob sua influência. Acrescenta-se a esta tese a análise do papel desempenhado por autoridades brasileiras e suas participações dentro do projeto do Departamento de Estado, ou seja, de interferência norte-americana em nossos assuntos internos.

ASSUNTO(S)

adidos trabalhistas brazilian labor movement cia cia departamento de estado dos estados unidos fbi fbi international relations united states/brazil labor attachés movimento operário no brasil relações internacionais/ brasil state department of the united states.

Documentos Relacionados