Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
AUTOR(ES)
Vanilto Alves de Freitas
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/04/2011
RESUMO
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico com uma sensibilidade mais aguçada no que se refere à interação com a cidade contemporânea. A formatação da aula primou pela inserção de princípiostécnico- corporais catalogados através de um processo de Auto-Etnografia da trajetória formativa do pesquisador, com ênfase em sua experiência nas manifestações Dança de Rua (B.boying), Le Parkour e Release Tecnique (Dança Contemporânea) e também pela aplicação de cursos rápidos nos quais os alunos foram estimulados a experienciar espaços das cidades caracterizados pela diversidade de texturas e volumes.
ASSUNTO(S)
ensino-aprendizagem princípios técnico corporais b. boying le parkour release tecnique artes artes cênicas estudo e ensino representação teatral teaching-learning body technical principles
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3873Documentos Relacionados
- O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
- O CORPO DA EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO E O ESPAÇO DA EXPERIÊNCIA DO CORPO: CARTOGRAFIAS DE UMA ESCOLA EM MUDANÇA
- A natureza do espaço urbano: formação e transformação de territórios na cidade contemporânea
- Pedagogias do corpo: é possível a escola ser um espaço de reconstrução?
- Atos como Performance na Ocupação do Espaço Urbano: contra um modelo de cidade para os megaeventos