Paradigmas da decupagem no cinema brasileiro dos anos 2000 : o caso de Cidade de Deus e Cronicamente Inviável
AUTOR(ES)
Rafael Meira de Figueiredo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este trabalho investiga quais os paradigmas da decupagem cinematográfica que repercutem no cinema brasileiro contemporâneo e determinam suas escolhas estéticas através do estudo de caso de dois filmes emblemáticos desta época: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, filmes que abordam temas similares, porém distantes formalmente. Inicialmente, tem-se uma apresentação das teorias formativa e realista e suas implicações na história do cinema. Em seguida, um breve histórico da decupagem cinematográfica. Por fim, a exposição e análise de seqüências dos filmes citados com atenção aos aspectos formais, que determinam o tipo de relação que o diretor tem com sua obra, com seu público e que referenciais teóricos são mobilizados.
ASSUNTO(S)
crÍtica cinematogrÁfica cinema cinema - brasil comunicaÇÃo social
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=256Documentos Relacionados
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