Patrimônio cultural e tecnologias de informação e comunicação: estudo de caso em Lençóis , na Bahia
AUTOR(ES)
Lorena Claudia de Souza Moreira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
A presente pesquisa trata da Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase em ambientes hipermidiáticos e sua aplicação no patrimônio cultural, com destaque para o patrimônio arquitetônico. Aborda os principais conceitos dessas duas áreas e faz uma análise de websites que se referem à temática do patrimônio cultural. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de procedimentos teóricos e na implementação de um aplicativo hipermídia veiculado na web no endereço eletrônico: http://www.projetolencois.org. A implementação do aplicativo se deu a partir das seguintes etapas: a organização da informação por meio de mapas conceituais, a proposição da interface gráfica, a aquisição e o tratamento de dados até a fase de implementação do ambiente e verificação de erros. Diversos programas foram utilizados durante o desenvolvimento do aplicativo hipermídia, o CMap Tools na fase de organização da informação, o Adobe Photoshop para o tratamento dos dados, o Windows Movie Maker para a edição de vídeos, além de outros necessários ao funcionamento do aplicativo. O ambiente desenvolvido mostra o estudo de caso no município de Lençóis, na Bahia, uma cidade brasileira com sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Assim, a pesquisa caracteriza o município de Lençóis e aspectos da região. Aborda também o patrimônio arquitetônico da cidade de Lençóis descrevendo algumas construções de seu acervo. Tais procedimentos objetivam sistematizar e divulgar informações sobre o patrimônio arquitetônico de Lençóis além de disponibilizar uma ferramenta para o fortalecimento de ações para a preservação do patrimônio cultural. A Tecnologia da Informação e Comunicação aliada ao patrimônio cultural, mostrou ser uma importante ferramenta de divulgação do patrimônio arquitetônico, podendo atuar como multiplicadora de conhecimento e ser utilizada em políticas de preservação e conservação do patrimônio cultural.
ASSUNTO(S)
tecnologia da informação multimidia interativa patrimonio cultural arquitetura e urbanismo
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