Peças de Beatrix : pesquisa teatral em educação
AUTOR(ES)
Unyl, Patricia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta dissertação acompanha o movimento de Beatrix. Figura guia e atriz, eternamente grávida do porvir. Enuncia um processo de criação de uma atriz que pulsa sob a interferência da filosofia da diferença, da literatura e das aprendizagens da cena. Num teatro para deseducar, e num deseducar para teatrar. Um movimento contínuo de começar e não começar. A eterna espiral ganha a cena e apresenta a vida. Explora técnicas de corte, e improviso, em especial as que se referem ao pós-dramático e outras manifestações das artes cênicas contemporâneas, articulando conceitos e práxis teatral. Procurando pontuar, sem determinismos, elementos que facilitem tanto o improviso quanto o cut up envolvido no processo de criação, seja de personagens como em imagens e cenas. As considerações sobre o sentido trágico de Nietzsche, a concepção de plano de composição das artes de Deleuze e Guattari, junto com outros autores contemporâneos, são evocadas a fim de, ao se explorar pontos de vista, cortes e montagens, pensar os sentidos e os não sentidos dos textos, no palco e fora dele.
ASSUNTO(S)
theatre play pesquisa creation teatro teacherartistic professor drama actor artista ator contemporary theater
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/27678Documentos Relacionados
- O espetáculo teatral e a educação : afinidades e conflitos
- Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas
- Camões: uma personagem teatral (um estudo sobre Luís de Camões como personagem teatral nas peças Frei Luís de Sousa, Que farei com este livro, Tu só, tu, puro amor e na Literatura de Cordel
- Beatrix (Bee) Robinow, 1915–2001
- Linguagem teatral e educação: um elo possível