Perfil esterásico durante o desenvolvimento pós-embrionário de Rhipicephalusmicroplus
AUTOR(ES)
Baffi, Milla Alves, Pereira, Cícero Donizete, Souza, Guilherme Rocha Lino de, Ceron, Carlos Roberto, Bonetti, Ana Maria
FONTE
Pesquisa Agropecuária Brasileira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-08
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi analisar o padrão de atividade da esterase nos estágios de desenvolvimento de Rhipicephalus microplus por meio de eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante, com uso de coloração específica para esterase. Observou-se a presença de nove regiões com atividade esterásica, coradas tanto pelo alfa-naftil acetato como pelo beta-naftil acetato, e definidas como alfa-beta-esterases. Foram detectadas esterases estágio-específicas, e os estágios de ninfa de primeiro estádio e de larva foram os que mostraram maior atividade esterásica durante todo o desenvolvimento. A esterase EST-4 foi detectada apenas em machos e considerada sexo-específica. Existem diferenças quanto ao perfil esterásico nos diferentes estágios de desenvolvimento pós-embrionário de R. microplus.
ASSUNTO(S)
carrapato bovino resistência a acaricidas controle de carrapatos
Documentos Relacionados
- Modificações do coração durante o desenvolvimento pós-embrionário de Aedes aegypti
- Degeneração e regeneração celular no intestino médio de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) durante o desenvolvimento pós-embrionário
- Desenvolvimento pós-embrionário de Pattonella intermutans (Thomson) (Diptera: Sarcophagidae) em diferentes dietas
- Efeito de diferentes dietas sobre o desenvolvimento pós-embrionário de Chrysoperla defreitasi Brooks (Neuroptera: Chrysopidae)
- Desenvolvimento pós-embrionário do intestino anterior de Dermatobia hominis (Linnaeus Jr.) (Diptera, Cuterebridae)