Planejamento Familiar e Papéis Parentais: o Tradicional, a Mudança e os Novos Desafios
AUTOR(ES)
Mozzaquatro, Caroline de Oliveira, Arpini, Dorian Mônica
FONTE
Psicol. cienc. prof.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-12
RESUMO
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual objetivou compreender o papel e a participação de mulheres e homens no planejamento familiar, a partir do ponto de vista das mulheres, uma vez que essa é uma ação que contribui para o exercício dos papéis parentais responsáveis. Para tanto, integraram o estudo 15 mulheres atendidas em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo temática. Como resultado, verificou-se que para as participantes a mulher, em geral, é a principal responsável pela anticoncepção, já que sobre ela recaem os cuidados aos filhos, e o homem é visto como menos implicado nesta questão. Contudo, em contraposição a essa perspectiva, as integrantes do estudo referiram atitudes participativas por parte de seus companheiros no cuidado e planejamento familiar, assim como envolvimento na utilização do método contraceptivo, considerando que esse aspecto seria algo de interesse do casal. Por fim, destaca-se a importância da presença de ações de planejamento familiar nas unidades de ESF, tal como previsto na legislação, incluindo a participação dos homens nesse contexto, o que é considerado como um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde.
ASSUNTO(S)
planejamento familiar relações familiares responsabilidade parental
Documentos Relacionados
- Planejamento tradicional, Location-Based Management System e Last Planner System: um modelo integrado
- Entre a sacramentalização católica e outros arranjos parentais: a vida familiar dos escravizados do Crato-CE (1871-1884)
- Entre a sacramentalização católica e outros arranjos parentais: a vida familiar dos escravizados do Crato-CE (1871-1884)
- Funções parentais: a problematização freudiana sobre desejo e dever
- Estilos parentais e práticas educativas parentais: revisão sistemática e crítica da literatura