Poder de gênero, pobreza e anticoncepção : vivências de multíparas / Poder de género y anticoncepción: vivencias de multíparas pobres / Gender power and contraception: poor multiparae women’s experiences

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A multiparidade entre mulheres pobres está associada a vulnerabilidade como gerador ou potencializador. Tratase de um estudo qualitativo-exploratório. O objetivo foi problematizar as suas experiências de anticoncepção (AC), considerando a influência do gênero na sua autonomia para escolher o número de filhos, o momento de engravidar e as estratégias de AC; e, os mecanismos de resistência que elas mobilizam na busca desta autonomia. As informações foram coletadas por meio de grupos focais. A análise de conteúdo sugere que o número elevado de filhos dessas mulheres se justifica em função de uma autonomia reduzida para o exercício da AC, gerada por sua situação de pobreza e por desigualdades de poder de gênero, as quais são enfrentadas com estratégias de resistência que resultam em rupturas no poder masculino. A pesquisa traz subsídios para o entendimento do fenômeno da multiparidade entre mulheres pobres e contribui para uma análise crítica das ações de planejamento familiar.

ASSUNTO(S)

anticoncepção anticoncepción identidad de género identidade de gênero gênero : poder poder (psicología) contraception gender identity power (psychology)

Documentos Relacionados