Predictive value of the plasmatic levels of thrombomodulin in patients with intermittent claudication and critical ischemia in the lower limbs / "Valor preditivo da trombomodulina sérica em pacientes com claudicação intermitente e com isquemia crítica de membros inferiores"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A Trombomodulina é um marcador endotelial da doença aterosclerótica, e seu uso como preditor da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) deve ser comprovada. Avaliou-se 41 pacientes com claudicação intermitente e 40 com isquemia crítica. A Trombomodulina plasmática (TMp) foi quantificada em todos os pacientes, através de método imunoenzimático (ELISA). As hipóteses de normalidade e de homogeneidade de variância foram provadas, respectivamente, pelos testes de Shapiro-Wilk e de Levene. A comparação da TMp entre ambos os grupos foi realizada empregando-se o teste t de Student. A utilização de pacientes com Claudicação Intermitente e com Isquemia Crítica é interessante como modelo de estudo e deve ser empregado para avaliar diferentes marcadores de prognóstico da DAOP. Não foi observada diferença estatisticamente significante nos níveis de TMp nos grupos, não permitindo utilizar-se a TMp para avaliar o prognóstico da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)

ASSUNTO(S)

arteriosclerosis biological markers claudicação intermitente thrombomodulin endotélio vascular lower extremity/pathology marcadores biológicos arteriosclerose endothelium vascular intermittent claudication extremidade inferior/patologia isquemia trombomodulina ischemia

Documentos Relacionados