PROFILE OF PROFESSIONAL ABILITY OF THE MANAGERS OF UNIVERSITY POTIGUAR: A CASE STUDY. / PERFIL DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DAS GESTORAS DA UNIVERSIDADE POTIGUAR: UM ESTUDO DE CASO.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este estudo identifica o perfil de competência profissional ideal de gestoras de uma Instituição de Ensino Superior a partir de suas percepções sobre os conhecimentos, habilidades, atitudes e estratégias pessoais consideradas essenciais para o desempenho da função e aponta as estratégias pessoais que se afiguram como facilitadoras da conciliação vida pessoal e trabalho. O tipo de pesquisa adotado foi descritivo, exploratório e quantitativo. Realizou-se um estudo de caso com aplicação de questionário às trinta e sete gestoras que atuam na Universidade Potiguar, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com retorno de 32 respondentes. Os resultados apontaram os indicadores mais importantes na composição do perfil de competência profissional, dentre os conhecimentos, o de psicologia organizacional; dentre as habilidades, observou-se que planejamento e liderança foram apontadas como as de maior relevância.; no tocante às atitudes a ética foi considerada a mais importante a ser desenvolvida, seguida pela autoconfiança. Mais de 78% (setenta e oito por cento) das gestoras pesquisadas consideraram que os indicadores comportamentais apresentados no questionário contribuem para o equilíbrio vida pessoal e trabalho. Entretanto, as gestoras com mais de dois filhos, ocupantes do cargo de Pró-Reitora e com mais de nove horas de dedicação ao trabalho avaliaram os indicadores comportamentais como insuficientes para a conciliação vida pessoal e trabalho. Dentre os indicadores comportamentais apontados como facilitadores da conciliação vida pessoal e trabalho depreendem-se a comunicação/saber ouvir, planejamento, ética, flexibilidade e relação interpessoal. Quanto aos impactos do tempo na busca por qualificação profissional e dedicação à prática gerencial, influenciando na vida pessoal, os mais freqüentes apontados foram reclamações, cobranças e pressões familiares. No tocante às estratégias pessoais facilitadoras do equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho observou-se que o diálogo e a relação aberta entre os cônjuges, seguidos da administração adequada do tempo no trabalho foram identificados como as mais importantes. A maioria das gestoras percebeu-se apta para administrar o tempo, a vida profissional e a pessoal; o que corrobora com a incidência das habilidades e atitudes apontadas no questionário da pesquisa, atuando efetivamente na conciliação vida pessoal e trabalho.

ASSUNTO(S)

work. management practice. skills. attitudes. personal strategies palavras-chave: trabalho. prática gerencial. habilidades. atitudes. estratégias pessoais. administracao

Documentos Relacionados