Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização
AUTOR(ES)
Albuquerque1, Rielda Karyna de, Cruz, Magna Silva
FONTE
Rev. Bras. Estud. Pedagog.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-08
RESUMO
Analisa o uso das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares e busca promover a compreensão leitora por meio da vivência de estratégias de leitura. Duas professoras, uma do 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: análise documental do material oficial do PNLD - Acervos Complementares; entrevista com as professoras; e observação de aulas. Focaram-se as práticas de leitura por meio do uso dos materiais complementares. Os resultados apontam que as professoras promoveram situações de vivência de estratégias de leitura a fim de desenvolver habilidades de compreensão de textos, apesar de as atividades não terem sido devidamente planejadas.
ASSUNTO(S)
pnld - acervos complementares estratégias de leitura compreensão leitora recursos didáticos alfabetização
Documentos Relacionados
- Imagem e escrita: o livro didático de História para o ensino médio sob o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
- O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007)
- Análise do processo de implementação de política : o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
- O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD: impactos na qualidade do ensino público
- Os acervos complementares do PNLD como recursos didáticos para o ensino da leitura