PROJETO CANTOS DA MATA E O GRUPO CARICULTURA: SIGNIFICADOS DE RESISTÊNCIA E AUTONOMIA A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO ASSENTAMENTO BARRA DO LEME (PENTECOSTE-CE) / Le Coin des FOREST" et le groupe "CARICULTURA" SENS DE LA FORCE ET LA GAMME DE EXPRESSIONS ARTISTIQUES DANS LE RÈGLEMENT DE BAR GOUVERNAIL (La Pentecôte-CE)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2010

RESUMO

A dissertação objetiva refletir sobre as relações entre seres humanos, a cultura e o meio ambiente, a partir de um Programa do Ministério da Cultura intitulado ―Cultura Viva‖. A pesquisa de campo ocorreu num assentamento agrário (Barra do Leme) no município de Pentecoste-CE. Através do instrumento da entrevista e da técnica de análise de discurso, os moradores do referido assentamento descreveram seu cotidiano, seu imaginário, suas representações acerca da terra, suas expressões artísticas e culturais, valendo destacar entre eles o grupo ―Caricultura‖que se tornou um ―Ponto de Cultura‖, dentro do Programa ―Cultura Viva‖. Essa pesquisa busca compreender em que medida o grupo ―Caricultura‖ é capaz de contribuir para a construção de solidariedades a partir da aproximação entre a arte e a vida.

ASSUNTO(S)

arte meio ambiente políticas públicas religiosidade imaginário politica publica e populacao art environnement politiques publiques religiosité imaginaire

Documentos Relacionados