Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho enfatiza a importância da produção, como fonte de vantagem competitiva, para o planejamento estratégico de uma empresa manufatureira. Para que essa vantagem competitiva se consolide, é necessário que a produção atenda aos principais critérios de desempenho mais valorizados pelo mercado, como: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Este trabalho propõe um modelo híbrido de administração da produção, com a integração de conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta, MRP II e Teoria das Restrições. O modelo é avaliado em um estudo de caso, onde é feita a sua implementação em uma empresa da indústria de eletrodomésticos, de médio porte. A empresa do estudo de caso, está inserida em um mercado globalizado e muito competitivo, apresenta um modelo de administração com muitos desperdícios, afetando muito o seu tempo de resposta e a qualidade dos seus produtos. A revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta, MRPII e a Teoria das Restrições fornece o suporte teórico para a melhoria da competitividade da empresa em estudo. Através dos resultados desse modelo, verifica-se que a produção é uma fonte de vantagem competitiva que deve ser explorada, permitindo ganhos significativos nos principais critérios de desempenho.

ASSUNTO(S)

controle de processos manufaturas teoria das restrições produção enxuta estudo de casos competição planejamento estratégico administração de produção

Documentos Relacionados