Propriedades de chapas fabricadas com partículas de madeira de Eucalyptus urophylla S. T. Blake e de Schizolobium amazonicum Herb.
AUTOR(ES)
Naumann, Rafael Baptista, Vital, Benedito Rocha, Carneiro, Angêlica de Cássia Oliveira, Lucia, Ricardo Marius Della, Silva, José de Castro, Carvalho, Ana Márcia Macêdo Ladeira, Colli, Andréia
FONTE
Revista Árvore
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-12
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades de chapas de madeira aglomerada fabricadas com partículas de Eucalyptus urophylla (massa específica = 0,55 g/cm³) e de Schizolobium amazonicum (Paricá) (massa específica = 0,30 g/cm³). Foram confeccionadas chapas com cinco proporções de madeira e dois tipos de partículas (maravalhas e cavacos). As chapas apresentaram dimensões de 60 cm x 60 cm x 1 cm e massa específica média de 0,60 g/cm³. Utilizou-se adesivo à base de uréia-formaldeído, na proporção de 8%. As chapas foram prensadas à temperatura de 170 ºC e 3,2 MPa de pressão, em ciclos de 8 min, e as suas propriedades foram determinadas segundo a norma NBR 14810-3. A massa específica, a dureza Janka e a expansão linear não foram influenciadas pelas variáveis experimentais. De modo geral, o aumento na porcentagem de paricá elevou a resistência à flexão, ao arrancamento de parafuso e à tração perpendicular. O tipo de partícula afetou significativamente apenas a resistência à tração perpendicular e o inchamento em espessura. As chapas produzidas com partículas provenientes de cavacos (coeficiente de esbeltez menor) tiveram maior resistência à tração perpendicular. Contudo, apresentaram valores mais elevados de inchamento em espessura.
ASSUNTO(S)
aglomerado eucalyptus urophylla schyzolobium amazonicum
Documentos Relacionados
- O germoplasma de Eucalyptus urophylla S. T. Blake no Brasil.
- Primeiro registro de Myzus persicae (Sulzer, 1776) em Eucalyptus urophylla S. T. Blake
- Variabilidade genética em progênies de Eucalyptus urophylla S. T. Blake para carvão vegetal
- Eficiência de utilização de fósforo em plantas jovens de Eucalyptus urophylla S. T. Blake
- Madeira laminada colada de Schizolobium amazonicum Herb. (Paricá): combinação adesivo/tratamento preservante