Quais são as principais causas associadas ao aparecimento de ‘frieiras’? Quais as principais orientações que os agentes de saúde devem prestar aos usuários que tem de forma recorrente estes casos (prevenção)?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
A causa mais comum da popular “frieira” é a micose, infecção por fungo na região entre os dedos dos pés, também conhecida como tinea pedis. É a causa mais comum de micose e ocorre especialmente devido ao calor e umidade da região. Esse é um diagnóstico que deve ser confirmado pelo médico para prescrição do tratamento correto.
Uma vez confirmado que se trata de “frieira”, algumas recomendações podem ser feitas:
ASSUNTO(S)
cuidados primários de saúde agente comunitário de saúde s76 outras infecções da pele micoses d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais
Documentos Relacionados
- Que orientações os Agentes Comunitários de Saúde devem prestar à população para a prevenção de casos de febre amarela?
- Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?
- Quais são as causas da labirintite? Quais os cuidados que devemos orientar aos pacientes?
- Quais orientações os agentes de saúde podem prestar para pacientes com depressão e familiares?
- Existe diferença entre dizer que um paciente tem tireotoxicose ou hipertireoidismo? Quais são as principais causas de tireotoxicose?