Qual a conduta em caso de contactantes domiciliares de paciente que já está em tratamento para Hanseníase?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde NUTES PE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A Hanseníase é uma doença infecciosas crônica de importância para a saúde pública, tendo o

como agente etiológico. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir a doença, cujo período de incubação pode levar de três a cinco anos. A maioria das pessoas que entra em contato com estes bacilos não desenvolvem a enfermidade. É importante esclarecer que é considerado contato intradomiciliar toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido com o doente de hanseníase nos últimos cinco anos. Assim, a investigação epidemiológica de contatos (por finalidade a descoberta de casos novos entre os intradomiciliares) consiste no exame dermatoneurológico de todos os contatos intradomiciliares dos casos detectados. Nesse sentido, deverá ser feita a orientação quanto ao período de incubação, transmissão, sinais e sintomas precoces da hanseníase. Também deve-se ter especial atenção na investigação dos contatos de menores de 15 anos, visto que o adoecimento mostra que há transmissão recente e ativa da Hanseníase, portanto, deverá ser controlada.

Após a avaliação, se o contato for considerado não-doente (indene), avaliar cicatriz vacinal de BCG e seguir a recomendação das novas condutas preconizadas, que não mais deve fazer aprazamento do contato para a segunda dose. Além disso, os casos multibacilares terão concluído o tratamento com 12 (doze) doses supervisionadas (12 cartelas PQT/OMS – MB), em até 18 (dezoito) meses. Ao final da 12ª cartela os pacientes deverão retornar para realização de novo exame dermatoneurológico, avaliação do grau de incapacidade e alta por cura, quando então serão retirados do registro de casos em curso de tratamento.

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde agente comunitário de saúde a78 hanseníase e outras doenças infecciosas ne hanseníase pacientes domiciliares d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais hanseniase

Documentos Relacionados