Ramos Cotoco e seus Cantares Bohêmios: Trajetórias (RE)Compostas em Verso e Voz (1888-1916) / Ramos Cotoco and Song his Bohemians: Trajectories (RE) Compound in Verse and Voice (1888-1916)
AUTOR(ES)
Francisco Weber dos Anjos
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/01/2009
RESUMO
Essa dissertação tem por objetivo levantar questões pertinentes à obra Cantares Bohêmios de Raimundo Ramos Filho, as possibilidades de trajetória na cidade de Fortaleza na passagem do século XIX para o século XX emergentes em seu texto e seu caráter narrativo. Práticas sociais, usos e costumes, principalmente das baixas camadas da população de Fortaleza fazem-se presentes na poética de Ramos. Tomando o discurso poético deste autor como uma crônica de cidade, procuraremos nos espaços representados em seu texto um diálogo com a historiografia e os marcos sígnicos da cidade. Entrelaçados nessa trama urbana notam-se emergir seus atores de um ambiente boêmio e suburbano. Engomadeiras, tecelãs, cozinheiras e retirantes são também construtores de um olhar para a cidade através da voz e dos versos de Raimundo Ramos (pintor, poeta e músico), autor desta crônica musical de Fortaleza
ASSUNTO(S)
ramos cotoco cidade música popular história historia history city popular music ramos cotoco
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- Vidas re-compostas: aventureiras, peregrinas, viajantes nos contos de NÃlida PiÃon
- O verso-assinatura Ricardo Reis: um sopro clássico ao verso moderno
- Geografia Econômica: (re) leituras contemporâneas
- The (re) constitution of phenomenological psychology in Edmund Husserl.
- The voice in brazilian popular song : studying about Vanguarda Paulista