Rastreamento de Câncer de mama: a partir de quando e com que periodicidade?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
A indicação da melhor idade para se iniciar a realização da mamografia e até que idade realizar e a sua periodicidade é tema que permanece em constante estudo.
No momento a indicação que melhor alia diagnósticos precoces, custos e redução de intervenções desnecessárias devido a exames falso positivo é a que se encontra no manual de Práticas Preventivas no Adulto elaborado pela equipe de conteúdos do Projeto Telessaúde/RS e disponível no Portal do Projeto:
Mamografia para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade e até os 69 anos a cada 1 ou 2 anos (não se encontrou ainda diferença entre 1 ou 2 anos).
Deve-se lembrar que esta recomendação é de rastreamento, ou seja para mulheres saudáveis e sem fatores de risco. Mulheres com fatores de risco ou com achados em exame físico devem realizar o exame independente da idade para fins de investigação (diferente de rastreamento).
ASSUNTO(S)
promoção da saúde médico a30 exame médico/avaliação de saúde/completo neoplasias da mama a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência prevenção e controle do câncer
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/rastreamento-de-cancer-de-mama-a-partir-de-quando-e-com-que-periodicidade/Documentos Relacionados
- Tromboembolismo e câncer de mama: quando indicar a profilaxia medicamentosa?
- Rastreamento do câncer de mama: aspectos relacionados ao médico
- METÁSTASES GÁSTRICAS DE CÂNCER DE MAMA: QUANDO A GASTRECTOMIA ESTÁ INDICADA?
- Ondas de calor e câncer de mama: o que fazer?
- Mulheres com câncer de mama: aspectos relacionados a recidiva e sobrevida